Entenda as Causas da Amputação do Órgão Genital Masculino

Entenda as Causas da Amputação do Órgão Genital Masculino

Entenda as Causas da Amputação do Órgão Genital Masculino!!! 9 homens PERDEM O Órgão Genital por semana no Brasil; insto pode e deve ser evitado.

Nos últimos 14 anos, foram registradas 7.213 amputações de pênis no Brasil, o que corresponde a um aumento de 1.604% no número desses procedimentos. Os dados, levantados pelo Ministério da Saúde, foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em nota à imprensa.

cancer 01

O levantamento aponta que, em média, foram realizadas 515 cirurgias por ano para remover o órgão genital masculino. A remoção tem como principal causa o câncer de pênis, que ocorre com maior incidência em homens com idade a partir dos 50, porém também pode acometer os mais jovens.

 O Sudeste é a região com maior número de amputações, totalizando 2.872 casos, seguida de Nordeste (2.104), Sul (1.134), Norte (631) e Centro-Oeste (472). Os estados com mais cirurgias do tipo foram São Paulo (1.227), Minas Gerais (1.067) e Paraná (582).

Fique atento

Uma ferida no pênis que gera coceira, queimação, forte odor e que não cicatriza, mesmo com tratamento tópico. É uma lesão, muitas vezes, confundida com uma infecção sexualmente transmissível (IST), mas representa as características de um câncer que pode levar à amputação do pênis.

 O câncer de pênis é uma doença mutilante que afetou, no Brasil, 1.933 homens de janeiro a novembro de 2022.

 Também no ano passado, foram realizadas 459 amputações do pênis em decorrência do câncer. O número representa uma média de 9 amputações de pênis por semana no País.

 Os dados são inéditos e foram obtidos com exclusividade pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto ao Ministério da Saúde – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).

 Para esclarecer a população, a SBU realiza, pelo terceiro ano consecutivo, no mês de fevereiro, marcado pelo Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro), campanha de prevenção e combate ao câncer de pênis.

linha intimos masculina
exclusiva para homens

Linha intimas para homem

O QUE CAUSA CÂNCER DE PÊNIS?

Para o presidente da SBU, a falta de informação é um dos entraves para a prevenção do câncer e, consequentemente, da amputação do pênis.

 “Infelizmente o Brasil ainda é um país com uma enorme deficiência em escola de qualidade, e isso cria uma grande dificuldade de acesso à informação e de educação, incluindo os hábitos de higiene. E nisso incluímos as informações de como fazer a higiene correta do pênis e sobre a necessidade de procurar uma unidade de atenção básica à saúde quando for observado o aparecimento de qualquer lesão na região genital”, diz o presidente da SBU, Alfredo Felix Canalini.

 “A higiene correta ajuda a evitar a doença, e o diagnóstico precoce ajuda na cura do câncer sem a necessidade de tratamentos mais radicais como a amputação do pênis.”

 “Infelizmente o Brasil segue como uma das maiores casuísticas mundiais em câncer de pênis. A campanha que idealizamos visa combater essa doença que, mesmo para nós que lidamos diariamente com outros tipos de cânceres urológicos, é tão impactante pela mutilação, sofrimento e alta mortalidade que a acompanha em suas fases mais avançadas”, diz a urologista Karin Jaeger Anzolch, diretora de Comunicação da SBU e uma das idealizadoras da campanha.

saude do homem

SINTOMAS DE CÂNCER Do Órgão Genital

Geralmente o câncer de pênis se manifesta por meio de uma lesão na região genital, na grande maioria das vezes na glande ou na face interna do prepúcio.

COMO É UMA FERIDA DE CÂNCER Do Órgão Genital?

“Essa lesão pode ser vegetante, ulcerada, plana, avermelhada ou um misto desses tipos. Costuma estar associada a coceira local, queimação, dor e odor desagradável”, explica o supervisor da Disciplina de Câncer de Pênis da SBU, José de Ribamar Rodrigues Calixto.

medico

COMO É O CÂNCER Do Órgão Genital?

“Além das características já citadas, o câncer de pênis pode se manifestar também como uma lesão que não cicatriza além de um mês, mesmo tendo sido feito tratamento local com medicações tópicas. A suspeita aumenta se houver associação ao aumento dos gânglios linfáticos na região inguinal.”

 Com o avançar da doença, é necessária a amputação do órgão. “Em casos mais avançados, pode se impor a necessidade de emasculação (castração) e implantação da uretra na região do períneo, o que estabelece ao paciente a necessidade de fazer suas micções sentado”, explica Calixto.

 “O acometimento dos linfonodos inguinais determina a necessidade de retirada dos linfonodos dessa região, causando sequelas como linfedema (inchaço) dos membros inferiores, de bolsa escrotal e de pênis”, acrescenta o médico.

linha infimos m e f
Linha intimos Para ELAS e Para ELES

CÂNCER DE PÊNIS PREVENÇÃO

Quatro ações ajudam na prevenção do câncer de pênis.

São elas:

Limpeza adequada do pênis com água e sabão puxando o prepúcio para higiene da glande. A limpeza deve ser realizada todos os dias e após as relações sexuais

Tomar a vacina do HPV disponível gratuitamente pelos SUS para a população de 9 a 14 anos.

Realização da postectomia (retirada do prepúcio) quando essa pele que encobre a cabeça do pênis não permite a higienização correta

Uso de preservativo para evitar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como aquelas causadas pelo HPV

cuidado de preveção contra o cancer

CÂNCER Do Órgão Genital: FATORES DE RISCO

Entre os fatores de risco para o câncer no pênis, estão o excesso de prepúcio e o tabagismo.

 “A doença pode ser prevenida por meio de atitudes que eduquem a população sobre a necessidade de higiene genital adequada, além do uso de preservativo, evitar início precoce da vida sexual, diminuir o número de parceiros sexuais durante a vida e evitar a zoofilia”, orienta Calixto.

FIMOSE CAUSA CÂNCER?

“Ações que combatam o tabagismo e a vacinação contra o HPV também têm grande impacto. Ressalta-se que a circuncisão para tratamento da fimose protege contra o câncer de pênis somente quando realizada no período neonatal. Entretanto, ela sempre deve ser estimulada durante qualquer momento da vida, já que auxilia na detecção precoce das lesões e favorece melhor higiene local.”

A informação precoce, educação e hábitos de higiene, e a melhor forma de combate a doença, se todos passa as informações para os amigos filhos sóbrio, e leva este assunto asserio, podemos junto combater esta grade mal para a saúde do homem.

Fonte:

sabonete HM

Prevenção

Tudo começa com uma boa higiene

Porque a linha íntimos RACCO Cosmético, pode ajuda na prevenção do chance do órgão genital masculino

Não se esqueça de  👈compartilha e deixar o seu comentário👇! Assim outras pessoas poderá ter aceso a este conteúdo. Que e de grande importância para todos.

Atual
Author: Atual

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentário
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários